18 de outubro de 2011

A FREGUESIA DE PARDILHÓ EM RISCO DE DESAPARECER!

A FREGUESIA DE PARDILHÓ VAI DESAPARECER!

Esta é a intenção do Governo PSD/CDS, no âmbito da Reforma Administrativa do Poder Local.

Não podemos ficar indiferentes e acatar sem nada fazer este ataque sem precedentes à nossa autonomia territorial e social.


Paulo Ramos





PS ESTARREJA REÚNE COM AUTARCAS
SOBRE REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL



CONCELHIA DE ESTARREJA DEFENDE EXISTÊNCIA DE
CRITÉRIOS ALTERNATIVOS PARA A REORGANIZAÇÃO DAS FREGUESIAS



A Secção de Estarreja do Partido Socialista promoveu esta quinta-feira, 13 de Outubro, uma reunião com os autarcas de freguesia, membros da Assembleia Municipal e vereadores, para apreciar e debater a proposta de reforma administrativa para a administração local apresentada pelo Governo PSD/CDS.
Do debate, que se centrou em grande parte no objectivo de redução e extinção do número de freguesias, o PS Estarreja entende, desde logo, que o documento se apresenta, em grande parte, como um arrazoado de intenções vagas, susceptíveis de duvidosas interpretações, cuja aplicabilidade não se afigura pacífica e cuja utilidade está, em muitos dos seus aspectos, longe de estar demonstrada, como se verifica, aliás, no caso do concelho de Estarreja.

Em Estarreja, o governo propõe a manutenção de Fermelã, Canelas e Avanca enquanto freguesias autónomas e impõe a agregação das restantes: Beduído, Salreu, Veiros e Pardilhó, sem que se entenda a lógica.
O PS entende que os critérios constantes na proposta do Governo são incoerentes, insensatos e desrespeitam a lógica territorial e social do município.
O PS defende, desde logo, a discussão sobre a necessidade de se extinguir freguesias no concelho de Estarreja.

Em qualquer dos casos, deverão ser apontados critérios alternativos aos propostos pelo governo, que se adeqúem às vicissitudes de natureza territorial, social e cultural do concelho de Estarreja.

É, igualmente, imperioso auscultar as populações e envolvê-las em todas as fases do processo, no qual o PS e os seus autarcas se comprometem a estar atentos e actuantes.
É agora o tempo certo para o fazer, mas não se vê a Câmara de Estarreja nem as Juntas do PSD/CDS a tomarem qualquer posição sobre o assunto, pactuando, assim, com os critérios apresentados pelo Governo do PSD/CDS. Assim, perde-se um tempo, que poderá revelar-se fatal para a defesa dos verdadeiros interesses do concelho de Estarreja.



Comissão Política do PS Estarreja

Estarreja, 14 de Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário