17 de setembro de 2009

Um desafio, um projecto

Caros Amigos Pardilhoenses
Durante alguns meses, quando nos encontrava-mos e o Fernando Mendonça me dizia « eu conto contigo » e eu fui dizendo « em princípio sim » sinceramente, não contava que fosse para liderar uma equipa mas apenas para colaborar. Até que chega o encontro fatal e ouço a frase « Paulo eu conto contigo para formar uma equipa como candidato a Presidente da Junta de Pardilhó! ». Surge então a surpresa, o receio... mas também de imediato a Vontade. Claro que a resposta foi muito naturalmente: tenho que pensar há o trabalho, a família , serei a pessoa mais indicada?, conseguirei inverter a tendência de voto quase natural dos pardilhoenses? E assim começa um novo desafio e, sem dúvida, uma nova etapa na minha vida. Em primeiro lugar o sim embora preocupado da minha família. Depois o incentivo dos amigos mais chegados e dos colegas de confiança. Depois os dias e noites de inquietação, a enchorrada de pensamentos e preocupações com o futuro de Pardilhó e dos pardilhoenses. Só alguns exemplos: Na Educação e na Cultura existe uma necessidade urgente de haver uma entidade aglutinadora na vida e no trabalho das diversas instituições, sejam elas a Escola Integrada, o Centro Paroquial, as Colectividades ou os Grupos Culturais e Desportivos. Até ao momento o alheamento da Junta tem sido total, salvo promessas e colaborações pontuais. A Juventude pardilhoense está, e se nada for feito continuará cada vez mais, completamente alheia a tudo o que se passa na comunidade. É urgente cativar a atenção dos mais jovens para a vivência em comunidade, para que tenham uma participação cívica mais activa e abrangente que não seja só nas colectividades ( basta consultar os resultados das últimas eleições europeias e ver que na última mesa de voto a dos novos eleitores , a abstenção, diria eu desinteresse, ronda os 90% ). Que aproveitamento é feito dos imóveis e terrenos pertencentes á freguesia? A Vila de Pardilhó não terá população suficiente que mereça uma piscina? Não estará na hora dos pardilhoenses terem acesso diário e preferencialmente com um horário mais alargado, á sua Junta de Freguesia. Assim como um atendimento eficaz e célere? Que apoios existem para as actividades tradicionais? Não será também urgente retomar a forte ligação de Pardilhó á Ria? O Polis Ria está aí. Prevê « a requalificação e criação de estruturas que potenciem as actividades económicas presentes e o reordenamento e qualificação das frentes lagunares. » Já alguém se preocupou em ver quais os benefícios que Pardilhó daí pode tirar? É por estas e por muitas outras razões ( que a seu tempo serão tornadas públicas ), que aquela vontade de dizer que sim foi mais forte que o não. Fernando, muito obrigado por estares hoje comigo ( connosco ), aqui em Pardilhó. É para mim uma honra poder trabalhar contigo. Não tenho a menor dúvida que vai ser um imenso prazer, contigo, com as nossas equipas construir um futuro melhor e mais feliz para Estarreja e claro em particular para Pardilhó.
Pardilhó, 16 de Julho de 2009

Discurso de apresentação da candidatura de Paulo Ramos, na Junta de Freguesia de Pardilhó em 16 de Julho de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário