29 de setembro de 2009

BIBLIOTECA PARA PARDILHÓ


A abertura de uma Extensão da Biblioteca Municipal em Pardilhó, foi uma das várias promessas feitas e não cumpridas por este executivo da Junta e pelo executivo da Câmara Municipal.




O espaço já existe e fica na Quinta do Resende no edifício da Extensão de Saúde, no piso superior.
Esta é uma das nossas propostas que iremos implementar com urgência. Pretendemos que seja um espaço dinâmico destinado não só à leitura mas também dotado de uma Videoteca e de uma área muitimédia com ligação à internet, gratuita e sem fios para poder ser utilizada por todos os pardilhoenses.

28 de setembro de 2009

ENTREVISTA JORNAL DE ESTARREJA

Jornal de Estarreja (JE): Há quatro anos o PS perdeu 8-1 para a coligação. Sabendo que Manuel Nascimento partiu em grande vantagem porque aceitou ser cabeça de lista do PS à Junta de Freguesia?

Paulo Ramos (PR): Antes de tudo, por gostar demais de Pardilhó. Mesmo depois de ter estudado, trabalhado e morado durante vários anos longe,  era raro o fim-de-semana que resistisse à tentação de voltar. Sendo a família,  os amigos,  as várias actividades culturais e associativas em que sempre estive envolvido, ou simplesmente o cheiro da Ria em qualquer uma das ribeiras, Pardilhó sempre foi a minha morada (até nos documentos oficiais). Depois porque o convite me foi feito por alguém que conheço, admiro e em quem confio faz muito tempo faz muito tempo: o Fernando Mendonça. Mais que tudo, porque Pardilhó tem que sair do marasmo, do provincianismo ( não é a tão apregoada Vila?), ser moderno sem perder a identidade e, acima de tudo, ser uma terra onde os jovens gostem de estar e conviver, onde as famílias tenham espaços e momentos para viver bem e realizarem actividades em conjunto, desde o neto, o filho, o pai, o avô até ao bisavô. Para que Pardilhó evolua mas com qualidade, para que haja uma mudança que faça Pardilhó, e os pardilhoenses mais felizes.



JE: Ser filho do "Professor Manecas", antigo presidente da Junta, é uma mais-valia  para a candidatura?


PR: Claro que sim, assim como ser neto do Júlio Miranda ou do Manecas. Cada um deles á sua maneira e em áreas tão distintas ( ou tão próximas numa terra como Pardilhó ) como o convívio nas tertúlias onde se tomavam as grandes decisões, nas associações ( no teatro, na música ou mesmo nas patuscadas ), na paróquia, no ambiente ( percorria, de bicicleta com o avô Manecas, todas as ribeiras e caminhos da freguesia à descoberta de plantas, animais e tradições).
Já muito novo conheci e me envolvi duma forma activa em tudo o que se passava em Pardilhó, desde os Grupos de Jovens da Paróquia (quer Corais quer de Intervenção Comunitária), passando pela Banda, como elemento do Grupo Cénico ou mesmo presidente do Clube Pardilhoense, A Par d'Ilhós, etc... Mais tarde e já profissionalmente ligado ao jornalismo, o relacionamento quer como filho do presidente da Junta quer como alguém que convive diariamente com presidentes e directores de instituições públicas ou privadas (alguns dos quais colegas de Universidade), ou mesmo estando sempre em contacto com a realidade, dos mais carenciados aos mais favorecidos, dos membros do Governo aos Autarcas da região são, sem dúvida alguma, umas mais-valias.




JE: Que propostas tem para Pardilhó?


PR: Antes de mais, devolver a governação da freguesia aos pardilhoenses, sabendo ouvir não só os meus colaboradores mais directos como toda a equipa que aceitou dar a cara comigo ou qualquer pardilhoense que tenha algo de válido e construtivo a dizer, comprometendo-me a não fazer nada de ânimo leve e muito menos ilegalmente.
Alargar o horário de funcionamento da Junta (diurno e se possível, diário ).
Dotar o Centro Cívico  com internet gratuita, embora de forma controlada.
Fazer a limpeza geral das ruas da freguesia e não apenas de algumas repetidamente.
Completar o Parque de Merendas da Ribeira da Aldeia tornando-o apelativo e funcional, quer no que respeita ao mobiliário, quer no que respeita a novas valências ( nomeadamente uma piscina de lazer ).
O arranjo geral da Quinta do Resende ( em colaboração com a Associação ), contemplando-a com algumas infraestruturas como um Parque Geriátrico e um Circuito de Manutenção.
Criar um local para depósito de "monos" e entulhos.
Manter um relacionamento constante com as diversas instituições, tais como IEFP, IAPMEI, etc... no sentido  de assinar protocolos ou colaborações com todas as PME's ou particulares para apoios camarários, governamentais ou comunitários.
Na área da Cultura e da Educação, tornar a Junta de Freguesia um pólo aglutinador/coordenador de iniciativas.
Abrir, finalmente, a Extenção da Biblioteca Municipal ( prometida há muitos anos ) no espaço que para ela está destinado e continua vazio.
Retomar a animação do Centro da Freguesia. Promover exposições e concursos.
Instituir a "Semana Cultural", ligando as Festas do S. Pedro com a Mostra Gastronómica, nomeadamente com Exposições, Feira do Livro e Artesanato quer tradicional quer urbano.
Finalmente e de uma forma muito sucinta. Ligar definitivamente Pardilhó á Ria, embora sempre dependentes das Autoridades que a vão regendo e, no futuro próximo com a Pólis Ria, pressionando legalmente os diferentes organismos para que todos os nossos esteiros e canais sejam navegáveis e fiquem interligados com pistas cicláveis e pedonais.



JE: O que será um bom resultado a 11 de Outubro?


PR: GANHAR!



Entrevista publicada em 25 de Setembro de 2009 no Jornal de Estarreja

23 de setembro de 2009

A NOSSA EQUIPA PARA PARDILHÓ

Paulo Ramos
Cecílio Valente
Glória Marisa Santos
Patrícia Fonseca
Rui Pedro Rodrigues
Sílvia Marques
José Maria Anjos
Bruno Valente
Graciela Matos Valente
Manuel Júlio Ramos
José Fernando Marques
Maria Helena Tavares
Alberto Esteves
Rogério Gomes
Carminda Fonseca
Angelina Pinho
Felisberto Silva
Agostinho Abreu Freire

17 de setembro de 2009

Um desafio, um projecto

Caros Amigos Pardilhoenses
Durante alguns meses, quando nos encontrava-mos e o Fernando Mendonça me dizia « eu conto contigo » e eu fui dizendo « em princípio sim » sinceramente, não contava que fosse para liderar uma equipa mas apenas para colaborar. Até que chega o encontro fatal e ouço a frase « Paulo eu conto contigo para formar uma equipa como candidato a Presidente da Junta de Pardilhó! ». Surge então a surpresa, o receio... mas também de imediato a Vontade. Claro que a resposta foi muito naturalmente: tenho que pensar há o trabalho, a família , serei a pessoa mais indicada?, conseguirei inverter a tendência de voto quase natural dos pardilhoenses? E assim começa um novo desafio e, sem dúvida, uma nova etapa na minha vida. Em primeiro lugar o sim embora preocupado da minha família. Depois o incentivo dos amigos mais chegados e dos colegas de confiança. Depois os dias e noites de inquietação, a enchorrada de pensamentos e preocupações com o futuro de Pardilhó e dos pardilhoenses. Só alguns exemplos: Na Educação e na Cultura existe uma necessidade urgente de haver uma entidade aglutinadora na vida e no trabalho das diversas instituições, sejam elas a Escola Integrada, o Centro Paroquial, as Colectividades ou os Grupos Culturais e Desportivos. Até ao momento o alheamento da Junta tem sido total, salvo promessas e colaborações pontuais. A Juventude pardilhoense está, e se nada for feito continuará cada vez mais, completamente alheia a tudo o que se passa na comunidade. É urgente cativar a atenção dos mais jovens para a vivência em comunidade, para que tenham uma participação cívica mais activa e abrangente que não seja só nas colectividades ( basta consultar os resultados das últimas eleições europeias e ver que na última mesa de voto a dos novos eleitores , a abstenção, diria eu desinteresse, ronda os 90% ). Que aproveitamento é feito dos imóveis e terrenos pertencentes á freguesia? A Vila de Pardilhó não terá população suficiente que mereça uma piscina? Não estará na hora dos pardilhoenses terem acesso diário e preferencialmente com um horário mais alargado, á sua Junta de Freguesia. Assim como um atendimento eficaz e célere? Que apoios existem para as actividades tradicionais? Não será também urgente retomar a forte ligação de Pardilhó á Ria? O Polis Ria está aí. Prevê « a requalificação e criação de estruturas que potenciem as actividades económicas presentes e o reordenamento e qualificação das frentes lagunares. » Já alguém se preocupou em ver quais os benefícios que Pardilhó daí pode tirar? É por estas e por muitas outras razões ( que a seu tempo serão tornadas públicas ), que aquela vontade de dizer que sim foi mais forte que o não. Fernando, muito obrigado por estares hoje comigo ( connosco ), aqui em Pardilhó. É para mim uma honra poder trabalhar contigo. Não tenho a menor dúvida que vai ser um imenso prazer, contigo, com as nossas equipas construir um futuro melhor e mais feliz para Estarreja e claro em particular para Pardilhó.
Pardilhó, 16 de Julho de 2009

Discurso de apresentação da candidatura de Paulo Ramos, na Junta de Freguesia de Pardilhó em 16 de Julho de 2009.